Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Quarta, 26 de Março de 2025, 11h41 | Última atualização em Quarta, 26 de Março de 2025, 12h05 | Acessos: 54

Há uma controvérsia sobre o tempo de existência do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas. Atualizados os cálculos em 2023, enquanto uma vertente sustenta que o Curso completou 62 anos, outra entende que ele está em funcionamento há 55, em face das seguintes possibilidades interpretativas: (i) em 1959, a Lei estadual no 71 criou a Faculdade de Filosofia do Estado do Amazonas, com a oferta dos cursos de graduação em Filosofia, Matemática e Pedagogia, sendo, neste caso, a data de 16/03/1961, em que se proferiu a aula inaugural do Curso de Filosofia, considerada o marco inaugural de um histórico de 62 anos; (ii) em outra leitura, a mesma Faculdade de Filosofia, ao ser integrada à UFAM (então Universidade do Amazonas) em 1968, ensejou de fato a inauguração do Curso a partir da sua federalização, contando ele, portanto, com 55 anos. Resta que, em qualquer caso, a longevidade do Curso de Filosofia é patente, denotando um perfil de resiliência diante de condições político-econômicas regionais e nacionais as mais diversas, transcorridas no último meio século.


A modalidade de graduação oferecida pelo Curso é a de Licenciatura em Filosofia, com oferta anual de 60 vagas, sendo 30 pelo SISU e 30 pelo PSC (Processo de Seleção Contínua). A grade curricular estabelecida no Plano Pedagógico prevê: disciplinas basilares de caráter obrigatório, eletivas que facultam ao estudante definir parte do seu percurso formativo, abertura para estudos interdisciplinares e abordagens de problemas transversais e, destacadamente, ênfase nas questões e práticas de Ensino. Neste ângulo, merece destaque o conjunto de disciplinas que objetivam preparar e promover a interação entre os graduandos do Curso – futuros educadores – e atores do ensino médio. Na categoria das preparatórias, cujos trabalhos são conduzidos em ambiente controlado, destacam-se as "Práticas Integradas”, sob a forma de oficinas tematizadas por períodos da História da Filosofia (Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea), cujos escopos consistem no ensaio laboratorial de práticas de ensino, pesquisa e extensão. Na classe das disciplinas a um só tempo preparatórias e promotoras da integração entre as comunidades universitária e do ensino médio, situam-se os Estágios Supervisionados que, gradualmente, introduzem os graduandos do Curso à realidade das escolas em suas múltiplas faces (estrutura formal, espaços físicos, alunos, professores, corpo administrativo, técnico etc.), resultando em intercâmbios dinâmicos que realimentam o próprio Curso em suas reflexões teóricas e “modos de fazer” voltados à formação docente, já que este é o objeto teleológico das licenciaturas. Neste sentido, além do implemento das atividades curriculares, o Curso se integra aos programas PIBID e Residência Pedagógica da Capes, desenvolvendo atividades e projetos que colocam o graduando em contato com a realidade escolar regional de modo intensivo, no âmbito das escolas de ensino médio da cidade de Manaus.

De outra parte, destaca-se a tríade disciplinar destinada a orientar e supervisionar Trabalhos de Conclusão de Curso, desde a fase de construção do projeto de pesquisa (TCC I), passando pelo acuramento da questão de pesquisa, desenvolvimento e início de redação (TCC II), até a elaboração de versão final e defesa perante banca examinadora (TCC III). Aqui, busca-se reproduzir, no nível da graduação, os processos em geral pertinentes à pesquisa em qualquer nível. Com isso, tanto o corpo docente angariou experiência expressiva em orientações, como também os graduandos têm sido preparados para galgar os degraus da pesquisa em nível de pós-graduação. No mesmo viés, docentes e discentes participam intensamente das edições do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) na UFAM. Anualmente, quando os Comitês Científicos se reúnem para avaliar os resultados do Programa, durante os Congressos de Iniciação Científica, é notável o volume e a qualidade das pesquisas desenvolvidas na área da Filosofia, sendo frequentes as premiações e menções honrosas conferidas a jovens pesquisadores e a seus orientadores.

Destarte, no âmbito do Curso, formou-se um ciclo virtuoso: por um lado, ao cumprir a função fundamental de iniciação à pesquisa, o PIBIC plenifica jovens estudiosos de potencial para dar continuidade à abordagem de seus objetos de estudo em nível de mestrado acadêmico; de outra parte, docentes acumulam experiências de orientações e supervisões bem sucedidas. Além das atividades regulares do currículo, do fluxo contínuo de trabalho dos grupos de pesquisa e das atividades vinculadas a projetos temporários ou permanentes, como PIBIC, PIBID e Residência Pedagógica, o Curso promove diversos eventos de extensão ao longo do ano, com destaque para as semanas acadêmicas – com 27 edições já realizadas – , que contam com a participação dos docentes, graduandos e egressos, além de professores e pesquisadores de diversas localidades do Amazonas e de outros estados brasileiros.


Em 2017, o Departamento de Filosofia implementou o programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), área de concentração “Ensino de Filosofia”, com resultados de excelência. É de grande relevância para esta APCN o acúmulo de experiências granjeado pelo corpo docente do PROF-FILO, em termos de orientações, regência de disciplinas, composição de bancas examinadoras e administração. Além disso, o PROF-FILO, por sua natureza, e em virtude dos atores que o compõem e das ações promovidas regional e nacionalmente, fomenta a integração entre ensino superior e ensino médio.

Em 2019, com o objetivo de impulsionar a titulação do corpo docente, o Departamento de Filosofia, com aval e respaldo da Pró-reitoria de Pós-Graduação, estabeleceu laços cooperativos com a Unicamp, aderindo ao programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Filosofia, ora respondente pela titulação em curso de 3 professores da casa. Aqui, vale mencionar que, dentre os 18 docentes efetivos do Curso, 12 são doutores e 4 são concluintes em futuro próximo. No ano de 2020, em outra frente de ação, com a meta de reforçar a qualificação do corpo docente em termos de experiência de atuação em pós-graduação stricto sensu e, ao mesmo tempo, atender parte da demanda de egressos do Curso, o Departamento de Filosofia, com o suporte da Pró-reitoria de Pósgraduação, firmou parceria com o Programa de Pós-graduação em Metafísica da UnB para oferta de uma turma de Mestrado Interinstitucional (Minter), com processo seletivo aberto ao público em geral. Iniciado em dezembro de 2020 e concluído em agosto de 2023 com a titulação de 6 mestres (5 sendo egressos do Curso), o projeto contribuiu para a construção de uma experiência específica em mestrado acadêmico, pois se planejou e implementou a regência compartilhada de disciplinas por pares de ambas as instituições e, ponto fulcral do projeto, concebeu um regime de orientação cooperativa, em que cada dissertação foi orientada por um professor da UnB e coorientada por um docente local.

É sobremodo relevante a experiência do Curso em Pós-graduação lato sensu. Desde a década de 80, têm sido oferecidos Cursos de Especialização com a finalidade de prover a egressos, e também a graduados de áreas afins, a possibilidade de darem continuidade às suas formações, em especial promovendo a qualificação dos que atuam ou atuarão no ensino médio e fundamental. Entre os cursos oferecidos, destacam-se os seguintes: Especialização em Teoria do Conhecimento e Filosofia Política (1988); Especialização em Teoria do Conhecimento e Metodologia Científica (2002); Especialização em Filosofia “Projeto Kantiano da Crítica” (2003); Especialização em Filosofia “Projeto Kantiano da Crítica” (2003-2004); Especialização em Ética, Turma 1 (2002-2003); Especialização em Ética, Turma 2 (2006-2007); Especialização em Ética, Turma 3 (2009-2010); Especialização em Ética, Turma 4 (2016-2017); Especialização em Ensino da Filosofia para o Ensino Médio (2018-2019)

Por fim, a aprovação do Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Federal do Amazonas, em 2024, vem para coroar uma longa trajetória de desenvolvimento da pesquisa e do ensino de Filosofia no estado. Dividido em duas linhas de pesquisa, intituladas "História da Filosofia" (linha 1) e "Pensamento filosófico na Amazônia" (linha 2), o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFAM pretende tornar-se referência na pesquisa acadêmica na Região Norte, propondo uma visão inovador de diálogos da tradição filosófica do Ocidente com as realidades e saberes de nossa região.

registrado em:
Fim do conteúdo da página